Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Comentários das questões 13 a 19 - Direito Constitucional - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

O Profª Luciana Russo comentou todas as questões de Direito Constitucional que caíram na prova

Publicado por Saraiva Aprova
há 10 anos

Questões 13 a 19 - Direito Constitucional

Leia abaixo os comentários do Profª Luciana Russo sobre todas as questões de Direito Constitucional que caíram na prova:


Questão 13

Ângela, segurada da Previdência Social, residente e domiciliada na comarca X, pretende ajuizar uma demanda contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pleiteando uma revisão de seus benefícios previdenciários. A comarca X possui vara única da Justiça estadual, mas não é sede de vara federal. Contudo, a comarca vizinha Y é sede de vara da justiça federal, com competência sobre as comarcas X, Y e Z.

Considerando a situação exposta, assinale a afirmativa correta.

Correta: A) A ação poderá ser ajuizada na Justiça estadual, perante a vara única da comarca X, cabendo eventual recurso ao Tribunal Regional Federal na área de jurisdição do juiz de primeiro grau.

Justificativa: Art. 109, §§ 3º e , CF.


Questão 14

José é cidadão do município W, onde está localizado o distrito de B. Após consultas informais, José verifica o desejo da população distrital de obter a emancipação do distrito em relação ao município de origem. De acordo com as normas constitucionais federais, dentre outros requisitos para legitimar a criação de um novo Município, são indispensáveis:

Correta: D) lei estadual e plebiscito.

Justificativa: Art. 18, § 3º, CF.


Questão 15

No que concerne às condições de elegibilidade para o cargo de prefeito previstas na CRFB/88, assinale a opção correta.

Correta: B) João, brasileiro, solteiro, 22 anos, poderá candidatar-se, pela primeira vez, ao cargo de prefeito.

Justificativa: art. 14, § 3º, CF.

Fundamento para recurso: Embora os requisitos estejam corretos (e ser solteiro é irrelevante), não está completa a questão, pois o § 3º do art. 14, CF exige outras condições, como filiação partidária, por exemplo. Assim, o candidato que errou essa questão poderia questioná-la com esse argumento.


Questão 16

A ação de habeas data, como instrumento de proteção de dimensão do direito de personalidade, destina-se a garantir o acesso de uma pessoa a informações sobre ela que façam parte de arquivos ou banco de dados de entidades governamentais ou públicas, bem como a garantir a correção de dados incorretos. A partir do fragmento acima, assinale a opção correta.

Correta: D) A ação de habeas data terá prioridade sobre todos os atos judiciais, com exceção ao habeas corpus e ao mandado de segurança.

Justificativa: art. 19 da Lei 9.507/97.


Questão 17

Imagine a hipótese na qual o avião presidencial sofre um acidente, vindo a vitimar o Presidente da República e seu Vice, após a conclusão do terceiro ano de mandato. A partir da hipotese apresentada, assinale a afirmativa correta.

Correta: D) O Presidente da Câmara dos Deputados assume o cargo e convoca eleições que serão realizadas trinta dias após a abertura das vagas, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

Justificativa: arts. 80 e 81, § 1º, CF.


Questão 18

O Presidente da República possui uma série de competências privativas, que lhe são atribuídas diretamente pela Constituição. Admite-se que algumas delas possam ser delegadas ao Ministro de Estado da pasta relacionada ao tema. Dentre as competências delegáveis, inclui-se

Correta: C) prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei.

Justificativa: art. 84, parágrafo único combinado com o Inciso XXV, CF

Fundamento para recurso: Conforme Art. 84, CF – “Compete privativamente ao Presidente da República: XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei; Parágrafo único - O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, PRIMEIRA PARTE, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações. Dessa forma, o que pode ser delegada é a primeira parte, ou seja, “prover” e não a segunda “extinguir”.


Questão 19

A arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), regulada pela Lei nº 9.882/99, tem por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público. Com base no legalmente disposto sobre a ADPF, assinale a opção correta.

Correta: B) De acordo com a Lei nº 9.882/99, vige o principio da subsidiariedade quanto ao cabimento da ADPF.

Justificativa: art. , § 1º, Lei 9.882/99.


https://www.youtube.com/embed/xLASEX1ttqI


Luciana Russo

Procuradora do Município de São Paulo. Mestre em Direito Processual pela USP. Bacharel em Direito e História pela mesma instituição. Vasta experiência como professora dos maiores cursos preparatórios para o Exame de Ordem no Brasil. É autora de obras jurídicas em coleções preparatórias para o Exame de Ordem e concursos públicos, todas pela Editora Saraiva.



Comentrios - Direito Constitucional - 1 fase do XIII Exame de Ordem

  • Sobre o autorhttps://saraivaaprova.com.br/
  • Publicações56
  • Seguidores106928
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5506
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comentarios-das-questoes-13-a-19-direito-constitucional-1-fase-do-xiii-exame-de-ordem/116169474

Informações relacionadas

Saraiva Aprova
Notíciashá 10 anos

Comentários das questões 25 a 28 - Direito Tributário - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

Saraiva Aprova
Notíciashá 10 anos

Comentários das questões 20 a 24 - Direitos Humanos - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

Saraiva Aprova
Notíciashá 10 anos

Veja os comentários para todas as questões da 1ª fase do XIII Exame de Ordem (OAB)

Saraiva Aprova
Notíciashá 10 anos

Comentários das questões 35 a 36 - Direito Ambiental - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

Saraiva Aprova
Notíciashá 10 anos

Comentários das questões 37 a 43 - Direito Civil - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)