Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Comentários das questões 48 a 52 - Direito Empresarial - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

O Prof. Marcelo T. Cometti comentou todas as questões de Direito Empresarial que caíram na prova

Publicado por Saraiva Aprova
há 10 anos

Questões 48 a 52 - Direito Empresarial

Leia abaixo os comentários do Prof. Marcelo T. Cometti sobre todas as questões de Direito Empresarial que caíram na prova:


Questão 48

Sobre o desenho industrial e seu registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), assinale a afirmativa correta.

Correta: D) O pedido de registro que não atender às condições estabelecidas pelo INPI, mas contiver dados suficientes relativos ao depositante, ao desenho industrial e ao autor, poderá ser recebido, desde que sejam cumpridas, em 5 (cinco) dias, as exigências do INPI.

Fundamento: Art. 103, LPI


Questão 49

A assembleia geral de credores da sociedade falida “Concessionária de Veículos Pereiro Ltda.” aprovou, com o voto favorável de credores que representam 3/4 (três quartos) dos créditos presentes à assembleia, a constituição de sociedade formada pelos empregados do próprio devedor. Sobre esta modalidade de realização do ativo, assinale a afirmativa incorreta.

Correta: B) A constituição da sociedade formada pelos empregados do devedor depende da apresentação, pela massa falida, das certidões negativas de débitos tributários.

Fundamento: Artigo 141, I e Artigo 145, caput e Artigo 145, parágrafo 2º da Lei 11.101/05.


Questão 50

Glória vendeu um automóvel a prazo para Valente. O pagamento foi realizado em quatro notas promissórias, com vencimentos em 30, 60, 90 e 120 dias da data de emissão. Os títulos foram endossados em branco para Paulo Afonso, mas foram extraviados antes dos respectivos vencimentos. Sobre a responsabilidade do emitente e do endossante das notas promissórias, assinale a afirmativa correta.

Correta:B) A responsabilidade do emitente e do endossante perante o portador subsiste ainda que os títulos tenham sido perdidos ou extraviados involuntariamente.


Questão 51

Ananias Targino consulta sua advogada para saber as providências que deve tomar para publicizar o trespasse do estabelecimento da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) por ele constituída e enquadrada como microempresa, cuja firma é Ananias Targino EIRELI ME. A advogada corretamente respondeu que

Correta:D) é dispensável a publicação do contrato de trespasse na imprensa oficial, mas ele deverá ser arquivado no Registro Público de Empresas Mercantis.

Fundamento: Art. 71 da LC 123/2006 e Art. 1144, CC


Questão 52

Olímpio Noronha é servidor público militar ativo e, concomitantemente, exerce pessoalmente atividade econômica organizada sem ter sua firma inscrita na Junta Comercial. Em relação às obrigações assumidas por Olímpio Noronha, assinale a alternativa correta.

Correta: A) São válidas tanto as obrigações assumidas no exercício da empresa quanto estranhas a essa atividade e por elas Olímpio Noronha responderá ilimitadamente.

Fundamento: Art. 973, CC


https://www.youtube.com/embed/qxdxeRtv4f0


Marcelo Tadeu Cometti

Advogado e consultor jurídico. Sócio-fundador do escritório Cometti, Figueiredo e Santiago Advogados; Vogal Titular da IV Turma da Junta Comercial do Estado de São Paulo, representante do Governo do Estado. Doutorando em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP. Mestre e especialista em Direito Comercial pela PUC-SP e bacharel em Direito pela mesma instituição. Foi coordenador pedagógico, entre 2006 e 2011, de um dos maiores cursos preparatórios para Exame de Ordem e concursos públicos do Brasil. Professor de Direito Empresarial dos cursos de pós-graduação da FDDJ - Faculdade de Direito Damásio de Jesus e do COGEAE da PUC-SP. Possui vasta experiência como professor dos maiores cursos preparatórios para o Exame de Ordem, no Brasil. É autor de várias obras jurídicas e coordenador de coleções preparatórias para exame de ordem e concursos públicos, todas pela Editora Saraiva. Um dos maiores especialistas em Exame de Ordem e Concursos Públicos do País.



Comentrios - Direito Empresarial - 1 fase do XIII Exame de Ordem

  • Sobre o autorhttps://saraivaaprova.com.br/
  • Publicações56
  • Seguidores106928
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6058
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comentarios-das-questoes-48-a-52-direito-empresarial-1-fase-do-xiii-exame-de-ordem/116169599

Informações relacionadas

Nina Cappellano, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

Letra de Câmbio

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 6 anos

Conheça 4 classificações dos títulos de crédito

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Quais as características do título de crédito?

Saraiva Aprova
Notíciashá 10 anos

Veja os comentários para todas as questões da 1ª fase do XIII Exame de Ordem (OAB)

Saraiva Aprova
Notíciashá 10 anos

Comentários das questões 70 a 80 - Direito do Trabalho e Processo do Trabalho - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)