Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Comentários das questões 46 a 47 - Direito do Consumidor - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

O Prof. Georgios Alexandridis comentou todas as questões de Direito do Consumidor que caíram na prova

Publicado por Saraiva Aprova
há 10 anos

Questões 46 a 47 - Direito do Consumidor

Leia abaixo os comentários do Prof. Georgios Alexandridis sobre todas as questões de Direito do Consumidor que caíram na prova:


Questão 46

Mauro adquiriu um veículo zero quilômetro da fabricante brasileira Surreal, na concessionária Possante Ltda., revendedora de automóveis que comercializa habitualmente diversas marcas nacionais e estrangeiras. Na época em que Mauro efetuou a compra, o modelo adquirido ainda não era produzido com o opcional de freio ABS, o que só veio a ocorrer seis meses após a aquisição feita por Mauro. Tal sistema de frenagem (travagem) evita que a roda do veículo bloqueie quando o pedal do freio é pisado fortemente, impedindo com isso o descontrole e a derrapagem do veículo. Mauro, inconformado, aciona a concessionária postulando a substituição do seu veículo, pelo novo modelo com freio ABS. Diante do caso narrado e das regras atinentes ao Direito do Consumidor, assinale a afirmativa correta.

Correta: D) Havendo necessidade de reposição de peças ou componentes no veículo de Mauro, a fabricante Surreal deverá, ainda que cessada a fabricação no país, efetuar o reparo com peças originais por um período razoável de tempo, fixado por lei. A reposição com peças usadas só é admitida pelo Código de Defesa do Consumidor quando houver autorização do consumidor.

Justificativa: Artigo 32, parágrafo único, do CDC e Decreto nº 2.181/97, artigo 13, inciso XXI e, para a parte final da alternativa o artigo 21, do CDC – No entanto, a redação da alternativa que se mostra como única a ser assinalada, pode induzir o candidato em erro, na medida em que a expressão posta “fixado por lei” gera o sentido de que o prazo específico está estabelecido em lei para o caso narrado, em verdade o CDC estabelece “na forma da lei”, o que remete a verificação de um critério para estabelecimento do prazo, que encontra-se pontuado no Decreto nº 2.181/97, artigo 13, inciso XXI, que na sua parte final estabelece nunca inferior à vida útil do produto ou serviço”.

Fundamento para recurso: Ante a tal ocorrência, tal indução gera a nulidade da questão.


Questão 47

Eliane trabalha em determinada empresa para a qual uma seguradora apresentou proposta de seguro de vida e acidentes pessoais aos empregados. Eliane preencheu o formulário entregue pela seguradora e, dias depois, recebeu comunicado escrito informando, sem motivo justificado, a recusa da seguradora para a contratação por Eliane. Partindo da situação fática narrada, à luz da legislação vigente, assinale a afirmativa correta.

Correta:A) Eliane pode exigir o cumprimento forçado da obrigação nos termos do serviço apresentado, já que a oferta obriga a seguradora e a negativa constitui prática abusiva pela recusa infundada de prestação de serviço.

Justificativa – Artigos 30 e 35, inciso I – oferta e descumprimento e também artigo 39, inciso II – assunto abordado na revisão que fiz ontem no twitter! @galexandridis


https://www.youtube.com/embed/81BqI72MNrQ


Georgios Alexandridis

Advogado; Especialista em Direito das Relações de Consumo e Mestre e Doutorando em Direito das Relações Sociais - subárea de Direitos Difusos e Coletivos, PUC-SP; Professor de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Direito do Consumidor, Civil e Processual Civil; Professor de cursos preparatórios para o Exame de Ordem; Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP; Autor de obras jurídicas.



Comentrios - Direito do Consumidor - 1 fase do XIII Exame de Ordem

  • Sobre o autorhttps://saraivaaprova.com.br/
  • Publicações56
  • Seguidores106928
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2949
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comentarios-das-questoes-46-a-47-direito-do-consumidor-1-fase-do-xiii-exame-de-ordem/116169593

Informações relacionadas

Mauro Apoitia, Delegado de Polícia
Artigoshá 5 anos

Fornecedor real, presumido, aparente e equiparado. Quais as diferenças?

Marcelo Mammana Madureira, Advogado
Notíciashá 7 anos

Há responsabilidade solidária da agência de viagens pelos defeitos na prestação dos serviços que integram o pacote de viagem?

Artigoshá 10 anos

Da exclusão do sócio na Sociedade Limitada

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigosano passado

5 requisitos necessários para o pedido de recuperação judicial: quais são?

Artigoshá 7 anos

Direito e moral: as principais distinções

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)